O Score de Crédito, é o resultado de um cálculo estatístico que tem por objetivo ajudar os consumidores e as empresas a realizarem negócios com crédito, com menor custo e maior agilidade.
Esse serviço utiliza informações públicas e disponíveis na base de dados das empresas que analisam o crédito, coletadas de acordo com a lei.
O Score indica, de maneira estatística, a probabilidade de inadimplência de determinado grupo ou perfil no qual um cliente se insere, sem afirmar que ele esteve, está ou ficará inadimplente.
Uma empresa considera vários fatores para decidir sobre a concessão do crédito, e o Score é apenas mais um dos vários elementos que podem ser utilizados. A empresa é que decide se vai ou não conceder o crédito.
Consideram-se as seguintes informações no cálculo estatístico do Score:
1. Classificação de Risco de Crédito:
- Informações negativas consistentes em execuções judiciais;
- Protestos;
- Cheques sem fundos;
- Ações de busca e apreensão;
- Participação em empresas falidas ou em recuperação judicial;
- Anotações de inadimplência (bancos, cartões de crédito, financeiras, telecomunicações, varejo e serviços).
2. Cidade:
- Informação cadastral que é considerada levando-se em conta o nível de inadimplência e o volume de atividade econômica de determinada região.
O Score é uma ferramenta utilizada em centenas de países e nasceu da necessidade de se fornecer crédito de uma maneira mais justa, uniforme e objetiva.
O Score permite a democratização da avaliação de risco de crédito. É um instrumento que pode ser utilizado por grandes, médias e pequenas empresas, aumentando a segurança na concessão do crédito. O cliente é diretamente beneficiado com a maior oferta de crédito a um custo mais baixo.
O Score apresenta informações estatísticas importantes para a avaliação objetiva do risco de crédito, além de proteger o próprio consumidor e a sociedade contra o superendividamento. É um importante meio de incentivo ao crédito responsável, que ajuda a garantir e fortalecer as relações econômicas de crédito no país.
A melhora do score não está vinculada à obtenção do crédito, pois a decisão é sempre da empresa que vai concedê-lo.