Alerta Associados...
CUIDADOS NA VERIFICAÇÃO DE CHEQUES:
ALGUNS CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR AO RECEBER CHEQUES
- Exija o cartão do Banco, e o original da cédula de identidade e anote esses dados no verso do cheque.
- Confirme o numero telefônico apresentado pelo correntista, anote o endereço completo no verso do cheque para conferir.
- Veja, por semelhança, se a foto da cédula de identidade é da pessoa que está apresentando o cheque.
- Confira a assinatura do cheque com a do cartão do Banco e a da cédula de identidade.
- Só aceite cheques personalizados (que possam ser conferidos com os documentos citados).
- Verifique o valor numérico e por extenso e data de emissão.
- Não aceite cheques previamente preenchidos nem rasurados.
- Verifique se a data de abertura de conta, que é apresentada logo abaixo do nome do correntista no cheque é compatível com a pessoa que está apresentando o cheque.
- Consulte sempre o SPC.
- Evite aceitar cheques não personalizados ou desbotados.
- Evite pegar cheques de terceiros, principalmente de desconhecidos.
- Em dúvida, ligue imediatamente para confirmar a veracidade do telefone informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque.
- Cuidado adicional: Dobre o cheque e esfregue as duas partes.
- Passe a unha na impressão do nome e documentos para ver se a tinta descasca.
- Verifique se todos os números estão uniformes (iguais na altura, largura etc.).
- Verificar se os números impressos do Banco, Agência, Conta Corrente e Número do Cheque (parte superior da folha de cheque) conferem com os impressos em caracteres magnéticos listrados da parte inferior.
Parte superior do cheque:
Esses dados aqui: comp.,banco,agencia,c/c, e nº do cheque
Devem ser conferidos com o CMC7 (rodapé do cheque) ou código de barra, eles estão distribuídos em posições diferentes.
Por ex: o nº do cheque esta aqui
#12345678# 0180000895# 001234567894#
Obs. Alínea 35 Cheque adulterado ou clonado não é informado pelo banco ao SERASA
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(1) Modelo de Carta de Cobrança:
Levamos ao seu conhecimento, que se encontram em aberto as parcelas vencidas em
...........,...........,............
Favor entrar em contato com nossa empresa, dentro do prazo de xxxx dias.
Se o pagamento já foi efetuado, desconsiderar esta.
(2) Prezado Cliente:
Talvez por esquecimento ou outro motivo alheio a sua vontade, V.S. deixou de efetuar o pagamento ref. ao mês.........
Gostaríamos que entrasse em contato com nossa empresa dentro do prazo de xxxx dias, para assim evitarmos tomar outras medidas.
Caso já tenha sido efetuado o pagamento, desconsiderar esta.